Mato Grosso – Os municípios de Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina emitiram comunicados alertando a população sobre o aumento de casos de Covid-19 e a identificação de uma nova variante. Em resposta a essa situação, as autoridades locais recomendaram o retorno ao uso de máscaras e a adoção de medidas preventivas.
A Secretaria Estadual de Saúde também emitiu um alerta oficial, incentivando as cidades a intensificar a vacinação e reforçar as práticas de prevenção. Os números recentes mostram um aumento nos casos, como em Água Boa, que registrou 30 novos casos e uma morte apenas neste mês.
Em Cáceres, 157 pessoas estão sendo monitoradas, e 14 estão internadas, totalizando 22.819 casos confirmados e 496 mortes desde o início da pandemia. Nova Xavantina confirmou dois casos recentemente, com uma pessoa internada.
O surgimento da nova subvariante JN 2.5 no estado também foi notificado pelo Ministério da Saúde, reforçando a importância das medidas de prevenção, incluindo o uso de máscaras, álcool para higienização e distanciamento em locais de aglomeração.
O que diz a Anvisa sobre uso de máscaras Covid-19
Em abril de 2023, a Anvisa flexibilizou a recomendação de uso universal de máscaras nos serviços de saúde no Brasil devido à queda nos casos e óbitos por Covid-19, bem como à disponibilidade de vacinas pelo Programa Nacional de Imunizações.
Segundo a última nota técnica da Agência, o uso de máscaras tornou-se obrigatório em situações e para perfis específicos, não sendo mais universal. Resumidamente, as máscaras continuaram sendo recomendadas para:
- Pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes.
- Pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidadade da doença (últimos 10 dias).
- Profissionais que fazem a triagem de pacientes.
- Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação etc.
- Situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.
- Vai construir ou reformar? ConstruCaf é o seu lugar!
- Eleições municipais: prazo para filiação partidária termina em 6 de abril
- Acesse a comunidade do NP Expresso no WhatsApp
Fonte G1


