As datas comemorativas como a Páscoa são sinônimo de celebração, renovação e momentos especiais em família. E, claro, também traz as delícias típicas da época: chocolates, colombas e almoços caprichados. Mas, em meio a tanta gostosura, é fundamental lembrar que o equilíbrio faz toda a diferença – especialmente quando o assunto é saúde metabólica.
Exageros podem custar caro:
O consumo em excesso de açúcares e gorduras, especialmente presentes nos chocolates ao leite e recheados, pode afetar o metabolismo, elevando os níveis de glicose e colesterol. Para quem tem diabetes, resistência à insulina, dislipidemia ou outras condições crônicas, até pequenos exageros podem trazer riscos reais. Além disso, alimentos ultraprocessados consumidos em grandes quantidades podem causar: Inchaço e desconforto abdominal; Dores de cabeça; Alterações intestinais; Qualidade do sono comprometida. E, se os excessos se tornam frequentes, o impacto à saúde é ainda maior.
Aproveite com moderação:
A boa notícia é que dá, sim, para curtir sem culpa: Prefira chocolates com alto teor de cacau; 70% ou mais); Divida com a família – é mais gostoso e saudável; Evite comer tudo de uma vez; No almoço, aposte em porções equilibradas com legumes, saladas e frutas.
Celebre com consciência:
Cuidar da saúde também é um gesto de amor. Curtir com equilíbrio é o melhor presente que você pode oferecer a si mesmo e a quem ama.
Um recado da Clínica Endocárdio: Dr. Juliano Pavanatto, Cardiologista – CRM RS 25724/RQE 16415 – Responsável Técnico Médico: Dra. Karine Locateli Rosa, CRM RS 26485 / RQE 18544 / RQE 16416. Telefone: (55) 3251-3091. Rua 7 de Setembro, 507 – sala 201, Centro, Santiago. WhatsApp: 99158-8489.
Website: www.clinicaendocardio.com.br
LEIA TAMBÉM: Acidente com van escolar deixa dezessete feridos em Jóia
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso