Uma comitiva composta por cerca de 70 prefeitos, vereadores e secretários de 52 municípios do RS esteve em Brasília nos últimos dois dias buscando recursos e investimentos para o estado. A iniciativa foi organizada pelo deputado estadual Adão Pretto (PT), que articulou visitas a gabinetes parlamentares e 11 ministérios, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Principais agendas e demandas
- Secretaria de Relações Institucionais: O grupo tinha uma reunião marcada com a ministra Gleisi Hoffmann, mas, devido à sua ausência, foram recebidos pelo secretário especial de assuntos federativos, André Ceciliano. Ele apresentou as ações do governo federal relacionadas à reconstrução e atualizou as demandas das prefeituras.
- Ministério do Desenvolvimento Agrário: A comitiva solicitou apoio adicional para pequenos agricultores afetados pela estiagem. Representantes de Aceguá, Cruz Alta e Nova Santa Rita participaram da reunião, assim como uma representação indígena de Benjamin Constant do Sul, que relatou problemas com agrotóxicos nas áreas indígenas.
- Ministério da Educação: Os municípios pediram a ampliação dos Institutos Federais e mais ônibus escolares para atender às demandas locais.
- Companhia Nacional de Abastecimento (Conab): O grupo discutiu temas como agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ações de combate à fome. Durante a reunião, o vereador Déio Crestani (PT) entregou um chapéu de palha ao presidente da Conab, Edegar Pretto, para ser encaminhado ao presidente Lula.
Declaração do deputado Adão Pretto
Adão Pretto destacou que a união de esforços entre municípios pequenos fortalece os pleitos e aumenta as chances de sucesso. Ele mencionou os mais de R$ 100 bilhões destinados à reconstrução do estado, mas frisou que muitas demandas anteriores às catástrofes ainda precisam ser atendidas.
Composição da comitiva
Embora a maioria dos participantes fosse do PT, a comitiva também contou com representantes de outros partidos, como MDB, PDT, PSDB, União Brasil e PP. Entre os 70 políticos presentes, nove eram prefeitos de municípios do interior.
O esforço conjunto busca garantir que as necessidades dos municípios gaúchos sejam levadas em consideração nos investimentos federais e nas ações de reconstrução, além de fortalecer setores como educação, agricultura familiar e infraestrutura.

LEIA TAMBÉM: Mais um acidente na 287 em Santiago
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso