Desvendando a Maçonaria; por que falam em culto ao demônio?

Publicado em

A Maçonaria é uma organização civil, que possui hierarquias a exemplo de um prefeito, governador e presidente, além de possuir assembleias, juízes, ministério público etc.

Paulo Carvalho e Alvimar Cogo

Na guerra eleitoral de 2022, a Maçonaria foi trazida às manchetes devido à visita de um dos candidatos a um templo Maçon há alguns anos. Ocorre que a instituição Maçonaria é, para a maioria, um grande mistério e muitos pensam que ela pode estar ligada ao ocultismo e até mesmo ao demônio. Será isso mesmo?

A jornalista Sandra Siqueira procurou desvendar esse tema, levando para o programa “A Pauta é”, o médico Alvimar Cogo e o professor, palestrante e escritor Paulo Carvalho, ambos maçons.

Paulo compara a Maçonaria com uma faculdade, uma escola de conhecimentos com muito embasamento histórico e científico, onde a pessoa que entra é um iniciado. A maçonaria se divide em três graus: “aprendiz”, “companheiro” e “mestre maçom”. Ele pode parar por aí ou se aprofundar nos estudos, passando da Maçonaria Simbólica para a Maçonaria Filosófica que vai do grau 4 ao 33.

Cogo diz que a Maçonaria é uma organização civil, que possui hierarquias a exemplo de um prefeito, governador e presidente, além de possuir assembleias, juízes, ministério público etc. E tudo é organizado dentro dessa ordem.

O ponto de encontro dos maçons é num local chamado loja, que normalmente é supervisionada em nível regional, estadual e nacional. Aliás, uma das questões mais comentadas é sobre a presença das mulheres na maçonaria. Tradicionalmente, somente os homens fazem parte, mas há alguns grupos que aceitam a participação feminina, inclusive, a maçonaria feminina cresce em diversos países.

Quem pode ser maçon?
Segundo Paulo e Cogo, qualquer pessoa pode fazer parte da Maçonaria. Desde que seja convidada por outro maçom, que deve observar os seus requisitos básicos: de ser uma pessoa do bem, organizada, honesta, que tenha inserção comunitária. Com base nestes requisitos, a entidade avalia cada sugestão de novos membros. Ao contrário das igrejas católicas e evangélicas, a Maçonaria não busca quantidade de membros. Em Santiago, por exemplo, há cerca de 200 maçons, que integram uma das quatro lojas. No Brasil existem pouco mais de 5 mil lojas maçônicas e no mundo todo, existem 6 milhões de integrantes.

Culto ao demônio?

Paulo diz que as reuniões da Maçonaria são iniciadas com a leitura de versículos da Bíblia. E que a Maçonaria agrega pessoas de várias religiões, desde que sejam ligadas a Deus, chamados por eles de “O grande Arquiteto do Universo”.

A história de que a Maçonaria é ligada ao satanismo é muito antiga e surgiu como intriga dos católicos na época em que a Bíblia estava sendo compilada, pois os maçons questionavam a inserção ou exclusão de alguns pergaminhos que desvirtuavam a verdade sobre o cristianismo. Nessa época surgiram os illuminatis, que faziam estudos científicos e foram desacreditados pela igreja.

“O objetivo da Maçonaria é lapidar pedra bruta. Fazer com que os seus integrantes evoluam espiritualmente e filosoficamente para se conectar a Deus”.

Mitos

Cogo e Paulo sabem que há vários outros mitos que são ditos: que os maçons matam criancinhas, que montam em bodes, que sacrificam um membro da família ou que bebem sangue. Tudo mentira. Outro comentário é de que os maçons ajudam uns aos outros, caso algum dos membros esteja precisando. Mas isso é uma meia verdade. “A gente procura se organizar de modo que os maçons procurem fazer negócios com outros companheiros que tiverem algum negócio que ele esteja precisando.

Por exemplo: vai abastecer o carro e dá preferência ao posto que seja de outro maçon e assim com outros negócios. É assim que se ajuda”, ressaltou Cogo. Ele diz que a filantropia é algo muito presente na Maçonaria e ninguém ganha dinheiro por estar lá, pelo contrário: existe muita ajuda comunitária que é praticada. Porém, não se divulga.

Riqueza espiritual

Paulo ressalta que dentro da Maçonaria há pessoas de diversos segmentos profissionais e ressalta que não é a quantidade de membros o que realmente importa. Pois a Maçonaria se preocupa é com uma sociedade mais fraterna e bem servida de pessoas de moral elevada e riqueza espiritual.

Fotomontagem Baphomet
Uma fotomontagem em que o presidente Bolsonaro aparece em um evento maçônico mostra um quadro com o símbolo conhecido como Baphomet, figura pagã associada ao satanismo. A criatura com cabeça de bode e corpo humano foi inserida digitalmente na foto, que recentemente voltou a circular nas redes sociais. As discussões acerca do surgimento da enigmática figura são controversas. Para muitos pesquisadores, a imagem está relacionada aos deuses pagãos das mitologias e lendas celtas, do Egito, da Índia e da Grécia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Lixo: Piru destaca a economia com reciclagem e tem cautela sobre novo consórcio

Santiago, RS - O prefeito Marcelo Piru elogiou os resultados dos projetos de reciclagem...

Mulher é encontrada morta em hotel de São Borja

São Borja, RS - Uma mulher de aproximadamente 33 anos foi encontrada morta na...

Apenado é executado a tiros em São Sepé; dois jovens estão presos

São Sepé - RS - Dois jovens, de 23 e 24 anos, foram presos...

Polícia flagra sujeito com 600 filhotes de jabutis em ônibus

Teresópolis, RJ - A Polícia Rodoviária Federal flagrou, na tarde de quinta-feira (31), um...

Leia Também

Lixo: Piru destaca a economia com reciclagem e tem cautela sobre novo consórcio

Santiago, RS - O prefeito Marcelo Piru elogiou os resultados dos projetos de reciclagem...

Mulher é encontrada morta em hotel de São Borja

São Borja, RS - Uma mulher de aproximadamente 33 anos foi encontrada morta na...

Apenado é executado a tiros em São Sepé; dois jovens estão presos

São Sepé - RS - Dois jovens, de 23 e 24 anos, foram presos...