Estado – Uma distribuidora gaúcha liderou o ranking nacional de reajuste na tarifa de energia elétrica em 2025. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica mostram que a Certhil, cooperativa que atua no noroeste do RS, aplicou aumento médio de 46,83% para consumidores residenciais, o maior do Brasil no ano.
O Noroeste compreende: Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga
Impacto no bolso
Apesar do percentual elevado, a Certhil aparece apenas na 94ª posição entre as 103 distribuidoras com as tarifas residenciais mais caras do país. A cooperativa afirma que o reajuste alto se deve ao histórico de tarifas muito baixas nos últimos anos, o que faz qualquer correção posterior pesar mais em percentual.
Outras altas no RS
Entre as concessionárias, a maior alta também foi no RS. A CEEE Equatorial aplicou reajuste de 21,76%, o maior entre 51 empresas do mesmo grupo. A distribuidora informou que o aumento está ligado a custos do setor elétrico que não são gerenciáveis, como encargos e geração de energia.
Custos regulados
Segundo a Aneel, os reajustes anuais servem para recompor despesas com geração, transmissão e encargos setoriais. A tarifa de energia é apenas uma parte da conta de luz, que ainda inclui impostos e bandeiras tarifárias, fatores que também influenciaram o aumento percebido pelos consumidores em 2025. Fonte: Agência RBS / Aneel
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


