A circulação de um vídeo, acompanhado de uma narração e texto que afirmam a morte de nove criminosos por um fazendeiro de 63 anos no interior do Piauí, foi desmentida após uma verificação de fatos realizada pela Lupa.
A história relatada sugere que o fazendeiro, após sofrer múltiplos assaltos por uma mesma quadrilha, teria se armado com uma submetralhadora adquirida com a venda de um trator, antecipando um novo ataque e resultando na morte dos invasores. Mas a narrativa é falsa.
A investigação revelou que o vídeo compartilhado é de um incidente ocorrido em dezembro de 2019, na comunidade de Frade, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, e não tem relação com o Piauí ou a história do fazendeiro.

As mortes registradas no vídeo foram o resultado de um conflito entre facções rivais pelo controle do tráfico de drogas na região.
A operação, conduzida pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), visava apreender armas e não estava relacionada ao alegado incidente no Piauí.
A confusão foi esclarecida após a comparação de imagens e a consulta a reportagens locais que cobriram o conflito em Angra dos Reis. Desmentindo assim a história do fazendeiro e os supostos assassinatos no Piauí.
LEIA TMABÉM: Jaguariense sofre infarto e morre na rua