Brasília – DF – Circula nas redes sociais a informação enganosa de que Luna van Brussel Barroso, filha do ministro do STF Luís Roberto Barroso, será deportada dos Estados Unidos. A informação é falsa. Luna cursou pós-graduação em Yale entre 2022 e 2023, mas atualmente mora no Brasil, onde é doutoranda em Direito Constitucional na USP e atua como advogada no escritório Barroso Fontelles, no Rio de Janeiro.
Boato surgiu após anúncio de Trump e Rubio
A desinformação se espalhou após o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, anunciar a revogação de vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus aliados no STF e familiares diretos, como forma de retaliação por suposta “censura” à liberdade de expressão. Embora Barroso esteja na lista de ministros mencionados, Luna não mora mais nos EUA e não há qualquer registro oficial de que ela tenha tido o visto revogado ou esteja em situação irregular.
Governo brasileiro classificou medida como inaceitável
Em nota, o governo Lula afirmou que interferências desse tipo são “inaceitáveis” e ferem a soberania entre as nações. A medida repercutiu entre autoridades brasileiras e alimentou a circulação de boatos, como o de deportações inexistentes.
Fonte: Estadão.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso