Nacional – Uma empresa registrada em nome do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, pagou 700 mil ao escritório de advocacia da ministra Verônica Abdalla Sterman, do Superior Tribunal Militar (STM).
Antônio Carlos é apontado como um dos principais articuladores do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS e está preso em Brasília, em decorrência da operação “Sem Desconto”.
O pagamento aparece em um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) elaborado pelo Coaf e encaminhado à CPMI do INSS, conforme revelou o portal Metrópoles. A transação foi feita pela empresa ACX ITC Serviços e Tecnologia S/A.
Segundo o relatório, o período analisado vai de outubro de 2024 a fevereiro de 2025, e o repasse ocorreu antes da posse de Verônica Sterman como ministra do STM. O valor foi pago em parcela única diretamente ao escritório da magistrada. Não foram encontrados registros de atuação do escritório em processos em favor da empresa ou de outras ligadas ao empresário.
Indicada ao cargo pelo presidente Lula em setembro do ano passado, Verônica Sterman já atuou como advogada de aliados do petista, como a ministra Gleisi Hoffmann e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
O relatório também aponta que a conta da ACX ITC no Banco do Brasil, registrada em São Caetano do Sul (SP), movimentou cerca de R$ 266,6 milhões no período analisado.
Em nota, a ministra afirmou que o pagamento se refere a serviços jurídicos prestados, negou qualquer vínculo com Antônio Carlos e disse desconhecer que a empresa pertença ao empresário. Segundo ela, os serviços se limitaram à elaboração de três pareceres jurídicos na área criminal, quando ainda atuava como advogada.
Fonte: Diário do Poder
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


