Estado, RS/São Paulo – Um empresário de 39 anos de Barueri (SP) é suspeito de bancar hackers que invadiam bancos de dados sigilosos para aplicar golpes virtuais. Segundo a polícia, ele contratava programadores para roubar informações usadas em fraudes contra médicos gaúchos. A operação, chamada Medici Umbra IV – CEO e Insider, foi deflagrada nesta terça (4) e prendeu quatro pessoas.
A investigação
A apuração começou em janeiro, quando um médico do RS procurou a polícia suas contas serem invadidas. Com o avanço das diligências, os agentes mapearam uma rede que ia dos hackers ao financiador, identificando uma espécie de “lavagem de dados”. O grupo misturava informações roubadas a bancos de dados legais e revendia para empresas de crédito e consórcios.
Os alvos
Além do empresário, foram cumpridos mandados em Brasília, Franca e Barueri. Entre os presos estão um funcionário de empresa de tecnologia suspeito de extrair dados bancários, um fornecedor de APIs e um jovem de 18 anos que atuava como gerente de operações. A polícia apreendeu mensagens e áudios que detalham a negociação de bases de dados por valores que chegavam a 1 milhão.
Fonte: GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


