Porto Alegre, RS – O que começou como um gesto de agradecimento se transformou em uma grande rede de solidariedade em Porto Alegre. O empresário e artista Gelson Eduardo da Silva Bento, de 53 anos — conhecido como Gel no samba e no ativismo negro — mobilizou amigos e conhecidos para doar sangue no Hospital de Clínicas.
Gelson, que enfrenta problemas de saúde há dois meses, recebeu apoio de dezenas de pessoas sensibilizadas por sua história. Desde o início de agosto, 73 voluntários procuraram o Banco de Sangue e 55 conseguiram doar. Apenas três bolsas foram destinadas a ele, enquanto as outras 52 beneficiaram outros pacientes. Como cada bolsa pode atender até quatro pessoas, cerca de 200 pacientes receberam transfusões graças à mobilização.
O Hospital de Clínicas reforça que os estoques dos tipos A-, O- e O+ estão em nível crítico e lembra a importância de manter as doações de forma contínua. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados pela manhã. O agendamento pode ser feito pelo site da instituição.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso