Três Barras, Santa Catarina – Uma menina de 4 anos teve a perna esquerda amputada após um grave problema de circulação, que a família suspeita estar relacionado à aplicação de uma injeção de um medicamento da categoria da Benzilpenicilina em um posto de saúde.
O caso ocorreu na sexta-feira, 30 de agosto, após a criança acordar com dor de garganta. Então, a mãe decidiu levá-la a um posto.
O medicamento é comumente utilizado no tratamento de inflamações na garganta, entre outras condições.
Internada desde 31 de agosto no Hospital Materno Infantil Jesse Amarante, em Joinville, a criança já passou por cinco cirurgias, com uma sexta prevista.
Os familiares relatam que os médicos suspeitam que a injeção tenha sido aplicada acidentalmente na veia ou artéria femoral, o que teria causado a complicação.
Profissionais de saúde alertam que, embora a aplicação na perna seja permitida, é essencial que seja feita corretamente no músculo vasto lateral da coxa.
A equipe médica segue monitorando a menina para evitar que a perna direita também seja afetada, enquanto ela passa por sessões contínuas de hemodiálise. A previsão é de que a criança permaneça internada por pelo menos dois meses. Os pais, de origem humilde, alugaram um apartamento em Joinville para acompanharem o tratamento de perto.
Em nota, o município de Três Barras informou nesta terça-feira (10) que os fatos estão sendo averiguados, mas que emitirá uma nota oficial sobre o caso assim que estiver concluída a apuração técnica do ocorrido.
Fonte: ND+