Estado RS – A erva-mate gaúcha ganhou novos mercados e tem garantido mais renda a pequenos produtores do norte do RS. Desde 2020, um projeto da Coca-Cola, em parceria com a Emater e a Fundação Solidaridad, tem transformado agricultores familiares em fornecedores da Leão e Matte Leão, marcas da multinacional voltadas à produção de chás e infusões.
Atualmente, 92 produtores — responsáveis por cerca de 700 hectares de ervais — recebem assistência técnica para melhorar o manejo das plantações e aumentar a produtividade. Segundo a empresa, 66% da erva-mate comprada em 2024 veio de pequenos produtores gaúchos, sendo 53% da região do Alto Uruguai, que inclui municípios como Áurea e Erechim. No total, foram adquiridas 7,2 mil toneladas do produto no último ano.
“Passamos a vender mais e ganhar mais. Antes, não tinha tanto rendimento”, conta Moisés Openkoski, agricultor de Áurea que tem na erva-mate sua principal fonte de renda. A produtividade da propriedade dele saltou de 6 toneladas para 13,5 toneladas anuais após a adesão ao projeto.
Nos últimos cinco anos, já foram realizadas mais de 800 visitas técnicas e 600 ações de manejo nos ervais. O resultado foi um aumento médio de 40% na produtividade por hectare, o que representa cerca de 4,2 milhões de toneladas colhidas.
Até o início de 2025, a maior demanda da Leão era por erva-mate tostada, usada no tradicional Matte Leão, responsável por 55% do mercado nacional. Desde fevereiro, a empresa também passou a comprar erva-mate para chimarrão e tererê, apostando no crescimento do consumo regional dessas bebidas.
Fonte: GZH
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