Nesta quarta 21, um objeto luminoso não identificado chamou a atenção nos céus de Santo Ângelo e Santa Maria. As imagens foram capturadas por observadores astronômicos.
Estações de monitoramento astronômico do projeto Bate-Papo Astronômico, localizadas no Tecnoparque, em Santa Maria, e no campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), identificaram o corpo estranho por volta das 5h. Estima-se que o objeto luminoso estivesse a 300 quilômetros de altitude, o que tornou possível visualizá-lo a olho nu.
Embora sua identificação não esteja confirmada, especula-se que possa ser um satélite desativado ou um foguete em órbita terrestre, girando no próprio eixo. O brilho intermitente sugere que o objeto está fora de operação e pode eventualmente cair.
Especialistas afirmam que não é incomum avistar objetos desativados no céu. As imagens foram encaminhadas para análise à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Esta não é a primeira vez que as estações de monitoramento flagram eventos inesperados. Em outubro, identificaram um meteoro cortando a atmosfera sobre Augusto Pestana.


