Santiago – No programa “Terças da Educação”, a jornalista Sandra Siqueira entrevistou o professor Aldemir Martins Machado, diretor da Escola Estadual Thomás Fortes. Desde 2006, Aldemir dedica sua vida à escola, com uma dedicação exclusiva que ele garante ser total. “Quando não estou em casa, estou na escola. Quando não estou na escola, estou pensando na escola”, brinca.
Thomás Fortes: uma grande escola
A Escola Thomás Fortes é reconhecida como uma das mais disputadas da região, com mais de mil alunos. Essa quantidade de estudantes exige um quadro de professores competente e uma gestão eficiente para manter a qualidade do ensino e buscar constantes melhorias.
Sonhos e desafios de infraestrutura
Entre os sonhos de Aldemir para a escola estão a construção de um auditório para atividades culturais, um novo refeitório e salas temáticas pedagógicas. Ele e sua equipa planejam criar espaços específicos para o ensino de Matemática, Física, e laboratórios de Ciências, entre outros. No entanto, os desafios são grandes. “Um microscópio, por exemplo, custa uns 2 mil reais. Pode parecer pouco, mas para a escola é muito”, compara.
Educação integral: uma realidade distante
A educação integral é frequentemente discutida como uma solução para o avanço dos alunos, mas Aldemir não acredita que esse modelo será implantado tão cedo na Thomás Fortes. Com todos esses alunos, todas as salas estão ocupadas em cada turno, inviabilizando a implementação desse sistema.
Impactos da pandemia e os desafios digitais
Para o educador, os atrasos causados pela pandemia trouxeram novos desafios para as escolas. “Antigamente, a sociedade mudava de 100 em 100 anos. Agora, é de um ano para o outro”, reflete Aldemir. Ele destaca que os desafios tecnológicos representam uma revolução na sociedade e na educação, tornando o trabalho dos professores ainda mais complexo. “É mais desafiador ser professor hoje em dia”, conclui.
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