Passo Fundo foi palco da final estadual das Olimpíadas Jovem Empreendedor, realizada na última quarta-feira (13) na Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento premiou o projeto Dora Eye, um dispositivo inovador que utiliza bluetooth, visão computacional, inteligência artificial e sistema sonar para auxiliar pessoas cegas a identificar objetos e se locomover com mais segurança.
A vencedora foi Juliane Vitória Rodrigues, de 15 anos, estudante de Marau.
Inspirada pelo desejo de ajudar seu irmão com deficiência visual, ela desenvolveu o dispositivo como uma solução prática e acessível para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Google e se destacou pela criatividade e impacto social.
Além da deficiência visual, meu irmão também tem deficiência motora. Eu estava pensando em qual iniciativa podia fazer lá no começo do curso e um dia, arrumando meu quarto, pensei na dificuldade que meu irmão teria procurando por objetos, foi quando surgiu a ideia — lembra a estudante.
Além da vencedora, jovens de Santo Expedito do Sul, Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Mormaço também foram premiados nas Olimpíadas Jovem Empreendedor, que contaram com a participação de mais de 600 estudantes de 40 municípios gaúchos.

Os 30 projetos finalistas foram escolhidos em etapas municipais e regionais, dentro do Programa Jovem Empreendedor, promovido pelo Instituto Manager. Durante 12 meses, os participantes, de 12 a 18 anos, recebem formação em mais de 10 áreas, com o objetivo de criar soluções para as demandas de suas comunidades.
Fonte: Gaúcha ZH
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
LEIA TAMBÉM: Risoto para ajudar o Henrique Prestes será no domingo