As temperaturas no Vale da Morte, fronteira entre a Califórnia e Nevada atingiram 53,3°C. O recorde absoluto de 56,6°C registrado em julho de 1913 na mesma região.
O Vale da Morte é conhecido por ter os recordes mundiais de calor, e cientistas acreditam que 2023 pode ser considerado o ano mais quente já registrado. O aquecimento global, causado pela atividade humana aliada ao aquecimento global são apontados como alguns dos principais fatores para o aumento das temperaturas.
O Serviço Meteorológico Nacional alerta que temperaturas acima de 54,4°C são raras e ocorrem principalmente no Vale da Morte.
Outra onda de calor tem afetado todo o país, resultando em mortes. No sábado, quatro pessoas morreram na Pensilvânia devido a fortes chuvas que causaram uma inundação repentina. Outras três pessoas, incluindo duas crianças continuam desaparecidas.
Várias regiões dos Estados Unidos têm enfrentado recordes de temperatura, e essa onda de calor tem se estendido também para outros países, como Europa, Índia, Japão e China.