Bagé, RS – A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (30), o ex-secretário adjunto de Saúde de Bagé durante uma operação que investiga o desvio de recursos públicos destinados a serviços da Secretaria Municipal de Saúde. A ação também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Bagé e Porto Alegre, com apoio do Gaeco do Ministério Público.
Embora a Polícia federal não tenha divulgado nomes, o jornal Zero Hora identificou o preso como Ricardo Nacchi, de 67 anos, detido em flagrante por porte ilegal de arma no centro da cidade. Também é investigado o ex-secretário Mário Mena Kalil, além de um fiscal de contrato e o gestor de uma cooperativa contratada para prestar serviços à saúde municipal.
De acordo com a investigação, quatro contratos firmados entre 2018 e 2024 entre a prefeitura e a cooperativa foram superfaturados, gerando prejuízo de mais de 7,1 milhões aos cofres públicos. A entidade era responsável pela contratação de médicos especialistas e pela gestão de unidades de saúde e do Samu de Bagé.
A polícia também descobriu que duas pessoas ligadas à secretaria receberam valores indevidos e que o gestor da cooperativa movimentou mais de 3,6 milhões diretamente, além de outros repasses feitos por empresas associadas.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, notebooks, documentos, joias, R$ 24,4 mil em espécie e um revólver sem registro.
Os investigados poderão responder por peculato, lavagem de dinheiro, fraude em contratos públicos e associação criminosa. O esquema ocorreu durante a gestão do ex-prefeito Divaldo Lara, que não está entre os investigados.
Fonte: Zero Hora
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


