O santiaguense Antão Antônio da Silva é um típico vendedor que, aos 94 anos, ainda se dedica às vendas de porta em porta. Seu Antão é natural de São Borja, mas mora em Santiago há mais de seis décadas.
Ele é aposentado e vive com sua esposa no bairro Ana Bonato. Apesar de ter trabalhado como relojoeiro, a venda sempre esteve presente entre as atividades do idoso. Já atuou como camelô na pracinha de brinquedos e na venda de algodão-doce, mas atualmente se dedica à fabricação artesanal de copos, usando garrafas de vidro.

Seu Antão explicou para a redação do NP Expresso que vende entre 8 e 10 copos por dia, que custam em média R$ 8 e é uma forma de complementar a renda da aposentadoria. Questionado sobre os hábitos que costuma ter para manter uma saúde tão boa, ele escondeu o segredo e apenas disse que tem o costume de dormir cedo para acordar cedo.
Além das vendas, seu Antão cuida de sua horta e ocasionalmente sai para dar umas voltas com seu Gol. Sim! Ele tem habilitação e fez questão de mostrar que, aos quase 95 anos, segundo ele, dirige muito bem, mas apenas na cidade e durante o dia. Que baita exemplo!

Para quem quiser adquirir os copos e ajudar o seu Antão, pode encontra-lo na rua Apolinário Alves Machado, 416. Ana Bonato



