A Finlândia descobriu uma fonte gigante de energia sustentável, o tório, com poder mais eficiente do que o urânio. A reserva está numa área geológica preservada. O elemento químico é considerado uma alternativa segura na geração de energia nuclear.
Na reserva, foi identificada uma quantidade imensa de tório, capaz de abastecer o mundo, segundo especialistas. Reatores de tório produzem menos resíduos radioativos e não geram plutônio, reduzindo os riscos de proliferação nuclear.
É mais abundante na natureza do que o urânio e, segundo pesquisadores, oferece menos risco de acidentes nucleares.
Mais investimentos
Para os pesquisadores, essa descoberta na Finlândia pode incentivar investimentos e acelerar a transição para a nova tecnologia.
Os geólogos faziam estudos na região de Peräpohja, no norte do país, quando descobriram a reserva. De acordo com eles, a localização estratégica da mina também favorece a exploração.
A Finlândia tem infraestrutura avançada para mineração e tecnologias que facilitam a extração e o processamento do material.

Efeito estufa
Com a cobrança internacional para a redução da emissão de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis, o tório é uma das melhores alternativas.
Entre eles, os reatores nucleares do mundo projetados para o uso com o urânio.
A readaptação da infraestrutura leva tempo e investimentos. Paralelamente a esse processo, os finlandeses buscam alternativas energéticas sustentáveis.
Especialistas afirmam que a reserva descoberta na Finlândia pode abastecer o mundo por milhões de anos.
LEIA TAMBÉM: Jovem morre em acidente em Pejuçara
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso