O primeiro gel anticoncepcional masculino do mundo, chamado ADAM, demonstrou uma eficácia de 99% em testes clínicos iniciais, de acordo com os pesquisadores responsáveis.
Desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline, dos Estados Unidos, o hidrogel não hormonal bloqueia a saída de espermatozoides durante a ejaculação. O produto, descrito pelo pesquisador Kevin Eisenfrats como um “DIU para homens”, poderia estar disponível para venda até 2027 e é projetado para ser duradouro, mas reversível.
Estudo com gel hormonal
Pesquisadores realizaram um estudo clínico na Austrália com o hidrogel ADAM, envolvendo 23 homens selecionados entre mais de 1,5 mil voluntários. Eles injetaram o contraceptivo no canal deferente, semelhante a uma vasectomia, durante um procedimento de aproximadamente 15 minutos, sob anestesia local.
Após a injeção, a contagem de espermatozoides caiu de 99 a 100% um mês após o procedimento, indicando eficácia na prevenção da saída de espermatozoides. Nas semanas seguintes não houve relatos adversos. Entretanto, o estudo não avaliou a eficácia do gel na prevenção da gravidez nem sua reversibilidade. Levantando preocupações entre alguns cientistas sobre a possibilidade de contornar o bloqueio, resultando em gravidez não planejadas.
Reversão do procedimento
A empresa Contraline conduzirá novos ensaios clínicos para avaliar a reversibilidade do método contraceptivo não hormonal em homens, possibilitando que eles tenham filhos no futuro.
A pesquisa visa atender às preocupações dos homens sobre a possibilidade de remover o gel a qualquer momento. E se a fertilidade retornará aos níveis normais. Espera-se que o gel ADAM receba aprovação da Food and Drug Administration ainda este ano para iniciar os testes clínicos, com previsão de estar disponível para o público até 2027.