Estado – RS – O deputado estadual Thiago Duarte, do União Brasil, assumirá a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS. A nomeação foi definida nesta segunda-feira em acordo com o governador Eduardo Leite. Thiago substitui Fabrício Peruchin, também do União Brasil, que havia sido indicado ao cargo por ele.
O planejamento
Thiago prometeu apresentar em até sete dias um plano com as medidas que pretende adotar na secretaria. O União Brasil já havia solicitado a nomeação há meses, mas o processo ficou parado por causa do impacto na distribuição de cadeiras na Assembleia Legislativa.
A disputa na Assembleia
Com a saída de Thiago, a vaga na Assembleia deveria ir para Bárbara Penna, primeira suplente do União Brasil em 2022. Mas, como ela mudou para o Podemos em 2024, o partido pediu ao TRE-RS que ela fosse retirada da lista, o que foi negado.
Quem ficará com a cadeira na Assembleia
Agora caberá à Assembleia decidir se chama Bárbara ou o segundo suplente do União, Ruy Almeida Irigaray. Ruy é pai do ex-deputado estadual Ruy Irigaray, que foi cassado em 2022. Fonte: g1.
LEIA TAMBÉM: O Rio Grande amanheceu branco
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso