Missões, RS – O governo do RS apresentou nesta segunda- (1º), durante a Expointer, em Esteio, o conjunto de ações que vai marcar os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, a serem celebrados em 2026.
O anúncio foi feito pelo secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, na presença do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza, em painel realizado na Arena do Governo, no Pavilhão Internacional.
Entre os destaques, esteve o lançamento da Faca Missioneira, peça comemorativa criada pelo cuteleiro Don Cassio Selaimen. Apenas 34 exemplares foram produzidos.
Identidade e desenvolvimento
“O encontro entre os povos originários e os europeus nas Missões foi o início da formação do povo gaúcho. Neste momento histórico de 400 anos, queremos valorizar essa identidade e também fortalecer o desenvolvimento econômico e turístico da região”, afirmou o governador Eduardo Leite, lembrando o investimento de R$ 50 milhões já anunciado em junho para a região missioneira.
Para Loureiro, a celebração vai além da memória cultural: “A data dos 400 anos é importante para todo o Estado, pois resgata nossa formação e valoriza o legado das Missões, assim como temos feito com os aniversários das diferentes imigrações que moldaram o Rio Grande do Sul”.
Música e tradição
O evento também contou com apresentações de artistas tradicionalistas. Érlon Péricles e Desidério Souza cantaram Quando canta um missioneiro e Amigos do tempo antigo. Daniel Torres apresentou Canto dos livres e Castelhana. Já Sérgio Rojas interpretou Semeadura.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso