Nacional – O governo liberou 6 bilhões de reais para uma linha de financiamento mais em conta. O objetivo é que os motoristas comprem caminhões novos ou seminovos para renovar a frota. O dinheiro será repassado pelo Ministério da Fazenda ao BNDES. A medida atende desde o autônomo até as empresas e cooperativas.
As regras do jogo
Para veículos novos, o financiamento só sai se o caminhão for fabricado no Brasil. O prazo para usar esse recurso vai até o dia 30 de junho do ano que vem. Quem entregar um veículo usado em condições de rodagem e com licenciamento 2024 em dia poderá ter vantagens. Taxas, prazos e carência diferenciadas podem ser aplicados, mas o Conselho Monetário Nacional ainda vai bater o martelo nas condições exatas.
A ajuda no campo
A mesma Medida Provisória também serve para renegociar dívidas rurais. O texto ajuda os produtores que sofreram com o clima na última safra. Agora é permitida a liquidação de financiamentos do Plano Safra 2024/2025. Podem ser renegociadas as operações feitas entre julho de 2024 e junho de 2025, inclusive para quem já está com o nome sujo por falta de pagamento.
Fonte: Governo Federal
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


