Erechim, RS – Produtores rurais de Erechim, no norte do Estado, já somam mais de R$ 20 milhões em prejuízos após o forte temporal de granizo que atingiu o município na tarde de domingo (23).
Na agricultura, as perdas chegam a 9,5 milhões, atingindo lavouras de trigo, milho, soja, hortaliças, morango e feijão. Foram danificados cerca de 2,2 mil hectares de produção, sendo 250 hectares de trigo, onde 80% do cereal ainda não colhido foi perdido.

Na pecuária, os prejuízos somam R$ 6 milhões, afetando principalmente a bovinocultura de leite e de corte, com danos em pastagens e áreas de milho silagem. Segundo relatório da Emater, divulgado na segunda (24), essas perdas são irreversíveis e podem aumentar devido à contaminação e ao apodrecimento das plantas.
O balanço inclui ainda 5 milhões em danos a moradias rurais, máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, elevando o total para mais de 20 milhões.
A Emater segue realizando levantamentos em outras comunidades rurais e entre famílias atingidas pelo fenômeno climático.

Na cidade
Houve estragos em telhados, casas, veículos e ruas, além de prejuízos significativos relatados por motoristas nas rodovias, com para-brisas e janelas quebradas. Além de escolas e prédios públicos.
Equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e da Força Voluntária seguem mobilizadas, atendendo ocorrências e avaliando a extensão dos danos. Nas redes sociais, moradores mostram a intensidade do fenômeno e parte dos prejuízos registrados.
Mais de 37 mil pessoas afetadas
De acordo com a Defesa Civil de Erechim, o temporal atingiu mais de 37 mil moradores. Cerca de 200 pessoas ficaram feridas e nove seguem desabrigadas.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


