Nesta terça (24), por unanimidade, a Assembleia Legislativa do RS aprovou, em sessão plenária, o Projeto de Lei 56/2024, de autoria do deputado estadual Cláudio Tatsch, que reconhece a Gruta Nossa Senhora de Fátima, de Nova Esperança, como de relevante interesse histórico e turístico do Estado.
A justificativa está na importância cultural, natural e religiosa de uma das maiores grutas subterrâneas da América Latina. Ponto turístico de Nova Esperança e região, a gruta tem características geológicas únicas, incluindo aberturas em seu teto que permitem a entrada de luz natural, túneis, cascatas e trilhas.
Com formação em rochas de arenito, 15 metros de profundidade e 3.200 metros quadrados de área total, é um espetáculo natural.
Desde a década de 1960, a gruta tem sido um importante local de peregrinação e devoção, especialmente para os fiéis que visitam o santuário para momentos de oração e reflexão junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima. A história do surgimento do santuário, associada à doação da terra e da imagem da santa por parte da comunidade, demonstra a relevância que a gruta tem para a região.

Sua descoberta e exploração inicial ocorreram em 1935, ao combater uma infestações de morcegos hematófagos.
A gruta atrai visitantes de todo o estado e até mesmo de outras regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local e gerando oportunidades econômicas em Nova Esperança.
“Reconhecer a Gruta Nossa Senhora de Fátima como de relevante interesse histórico e turístico do Estado do Rio Grande do Sul é fundamental para preservar e promover este importante patrimônio natural, cultural e religioso, garantindo sua conservação e acesso público para as gerações futuras”, destaca o deputado autor da lei.
Daiana Brondani – Assessoria do Deputado Cláudio Tatsch
LEIA TAMBÉM: Por que o quero-quero não pousa em árvores?
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso