Levantamento do Cpers/Sindicato revela falta de 1,6 mil profissionais na rede estadual de ensino, incluindo 660 professores, além de problemas estruturais em 472 das 886 escolas que participaram da pesquisa.
Entre as disciplinas mais afetadas pela ausência de docentes estão Língua Inglesa, Matemática e Educação Física. Além disso, há um déficit de 430 especialistas, como orientadores e supervisores pedagógicos, e 544 funcionários. A região Metropolitana concentra a maior demanda por profissionais, e a entidade aponta que a baixa remuneração dificulta a adesão em concursos públicos, mesmo com a previsão de nomeação de 6 mil novos docentes em 2025.
Na infraestrutura, o levantamento destacou que 310 escolas enfrentam problemas na rede elétrica, enquanto 241 relataram telhados danificados e 177 sofrem com infiltrações.
A situação é agravada pela idade avançada de muitas instituições, que não possuem estrutura para suportar o uso de equipamentos eletrônicos modernos. A Secretaria Estadual de Educação informou que desde 2023 foram concluídas 393 obras em 351 escolas e que há 242 projetos em andamento.
No entanto, problemas como a recuperação de escolas afetadas por enchentes ainda permanecem, com investimentos superiores a R$ 180 milhões destinados a melhorias e reposições.
Fonte: GZH.
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