Epuyén – Argentina – (Região da Patagônia). Um grande incêndio florestal já destruiu cerca de 5,5 mil hectares na Patagônia argentina e mantém comunidades inteiras em alerta. O fogo avança desde o início da semana e provocou a evacuação de aproximadamente 3 mil pessoas, entre moradores e turistas, além de causar a destruição de mais de 10 casas.
O avanço do fogo
As chamas começaram na região de Puerto Patriada e se espalharam rapidamente, cercando a pequena localidade de Epuyén, que tem pouco mais de 2 mil habitantes. A combinação de vegetação seca e condições climáticas desfavoráveis tem dificultado o controle do incêndio.
O trabalho no combate
Quase 500 pessoas atuam no combate, entre bombeiros, equipes de resgate, forças de segurança e voluntários. Moradores também ajudam como podem, em um esforço contínuo para conter o avanço das chamas. Reforços com aeronaves e equipes de outras regiões da Argentina e do Chile estão sendo mobilizados.
A situação atual
Segundo autoridades locais, as próximas horas são decisivas para evitar que o fogo se espalhe ainda mais. Cerca de 3 mil turistas foram retirados de Puerto Patriada e 15 famílias deixaram suas casas em Epuyén. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.
Fonte: AFP
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


