Nacional – O INSS ampliou, de forma excepcional, o prazo máximo do auxílio-doença concedido pela internet. A partir de agora, o afastamento autorizado pelo Atestmed — sistema que libera o benefício apenas com a análise do atestado médico enviado pelo Meu INSS — passa de 30 para 60 dias. A regra vale pelos próximos 120 dias, até abril de 2026.
A medida tenta aliviar a fila da perícia médica, que permanece alta. Em outubro, 2,9 milhões de segurados aguardavam resposta a pedidos de benefícios, sendo 1,2 milhão dependentes de atendimento presencial. O tempo médio de espera é de 62 dias.
Com as novas normas, o segurado pode atingir até 60 dias de afastamento, mesmo que em períodos separados. Terminada a validade da portaria, o limite volta automaticamente aos 30 dias.
Outra mudança prevê que o INSS passe a custear totalmente os exames complementares solicitados pelos peritos, tanto na concessão quanto na revisão de benefícios. O pagamento poderá ser feito por reembolso ou através de convênios com clínicas.
Também foi prorrogado o projeto-piloto que amplia os serviços digitais. Com isso, alguns atendimentos poderão ser feitos sem agendamento no aplicativo ou site do Meu INSS.
Fonte: O Sul
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


