Instituto Histórico e Geográfico completa um ano

Mesmo jovem, o Instituto já acumula resultados concretos

Publicado em

São Chico/RS – O Instituto Histórico e Geográfico de São Francisco de Assis completou um ano, consolidando-se como uma das principais iniciativas culturais da região. Criado em 13 de janeiro de 2025, o IHGAS surgiu com a missão de preservar, pesquisar e divulgar a história e a geografia assisense, fortalecendo a identidade local.

Modelos europeus

Inspirado nos modelos europeus do século XIX e nos institutos históricos brasileiro e gaúcho, o IHGAS é o 13º do gênero no RS. A entidade nasceu a partir de articulação local com apoio do Instituto Histórico e Geográfico do RS e rapidamente passou a integrar debates e ações ligadas à memória, cultura e patrimônio.

Resultados concretos

Mesmo jovem, o Instituto já acumula resultados concretos. Participou de produções audiovisuais sobre a história local, atuou no reconhecimento do Ritmo Bugio como patrimônio cultural imaterial do RS, integrou a Comissão dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis e apoiou projetos de lei de valorização do patrimônio histórico. Também participa do Conselho Municipal de Políticas Culturais e promove seminários históricos.

Memória regional

Nas comemorações do primeiro ano, o Instituto participou da inauguração do mapa histórico da Colônia Jaguari, documento do início do século XX que abrange áreas de São Francisco de Assis e municípios vizinhos. Foi uma ação conjunta entre servidores da Emater e o advogado Jari Antonio Guizolfi Espig. A iniciativa reforça o papel do IHGAS como agente ativo na preservação da memória regional e na construção da identidade cultural missioneira.

A primeira diretoria ficou assim:

Presidente: Valdevi de Lima Maciel; Vice-presidente: Iolete de Fátima Girotto; Secretário-geral: Jari Antonio Guizolfi Espig; Secretário-geral adjunto: Carlos Eugênio Espig Netto; Tesoureiro: Eri Newton Ayres Cortes. O presidente de honra é o historiador Miguel Frederico do Espírito Santo.

Demais membros:

Valtencir Quadros de Lima, Vasco Aguiar, Hélio Vanderlã Leal, Neiva Rosbach Dominguez, Mauro Camargo Guarize e Paulo Estivalet Flores Pinto.

LEIA TAMBÉM: O que você quer para 2026? Comece escolhendo saúde

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

130,778FãsCurtir
69,566SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Acusado pela morte de grávida em 2008 volta ao banco dos réus

Alegrete, RS – Em meio ao aumento dos feminicídios no RS neste início de...

Bibo Nunes é condenado em 100 mil por dizer que estudantes mereciam ser “queimados vivos”

Santa Maria - RS - (Região Central). Na gravação, Bibo chamou os estudantes de...

Ministério da Cultura e Embratur vão repassar 12 milhões a Grupo Especial do Rio

Rio de Janeiro - RJ - O governo federal decidiu mudar quem paga a...

Leia Também

Acusado pela morte de grávida em 2008 volta ao banco dos réus

Alegrete, RS – Em meio ao aumento dos feminicídios no RS neste início de...

Bibo Nunes é condenado em 100 mil por dizer que estudantes mereciam ser “queimados vivos”

Santa Maria - RS - (Região Central). Na gravação, Bibo chamou os estudantes de...