Gelson Weschenfelder esteve em Santiago na Feira do Livro.
Que Santiago é uma cidade boa de viver, é coisa que não me canso de dizer. No entanto é sempre bom perceber isso pelos olhos de quem vem de fora e fala um pouco daquilo que temos de positivo. Como foi o caso do jovem escritor Gelson Weschenfelder, autor do livro Filosofando com os Super-Heróis, que palestrou e autografou a sua obra na 13ª Feira do Livro. Depois, pôde passear e observar um pouco da cidade. Veja o que ele achou de Santiago:
“Conheci uma cidade onde se respira cultura em todos os cantos. Algo que se vi somente em cidades européias e algumas aqui no Brasil. Santiago, a Terra dos Poetas, um município exemplo em nosso rincão. Uma cidade que valoriza seu passado, pensando em seu futuro. Nunca vi tantos prédios históricos preservados, atividades culturais intensas e uma hospitalidade grandiosa.
As ações públicas possuem uma visão grandiosa sobre gestão inovadora, onde todas as secretárias estão vinculadas a uma coluna vertebral, onde esta é a cultura. Há incentivo para a construção de espaços de fomento a cultura, assim como A Estação do Conhecimento, revitalização da antiga Estação Férrea do município e transformado em um espaço cultural;
Programa Amigos da Biblioteca, trazendo atividades culturais para as escolas; Estação do Saber, pequenas bibliotecas localizadas em bairros e vilas da periferia da cidade, levando literatura e inclusão digital para população; Museus, apresentando a população seu histórico missioneiro, tradicionalista e literário; construção do Memorial da Imigração, com o objetivo de resgatar todas as correntes imigratórias e etnias que formaram a comunidade de Santiago e feiras literárias.
Não esquecendo a valorização de seus artistas, onde a cidade possui um legado cultural de seus vários poetas, escritores, músicos e artistas plásticos, dando o reconhecimento nacional de Terra dos Poetas, sendo estes artistas do passado homenageadas em uma rua totalmente remodelada, conhecida como a Rua dos Poetas.
Terra dos poetas Aureliano de Pinto e do consagrado mundialmente Caio Fernando Abreu, sem esquecer do chargista Neltair Abreu, o Santiago. Este município é dos poucps participantes do programa Internacional Cidade Educadora, que tem como objetivo priorizar investimentos públicos e privados na transformação da sociedade através do estímulo ao exercício pleno da cidadania.
A terra dos poetas, Santiago, é um exemplo de cidade, de como crescer sem esquecer seu passado e assim pensar em seu futuro.”
Visite o blog de Gelson Weschenfelder