Nesta terça, a Prefeitura divulgou oficialmente a escolha do cartunista Santiago para ser o patrono da Feira do Livro, que será de 23 26 de novembro. A escolha, na verdade partiu de um convite que o prefeito Júlio Ruivo havia feito ao artista no ano passado, quando ele lançou um livro na Feira. O leitor Weimar Donini foi um dos que comemorou a notícia:
“Prezado Márcio,
A escolha do nome do Santiago para patrono da Feira do Livro é uma justa homenagem a este ilustre conterrâneo. Ele não é um escritor, é verdade. Seus desenhos, suas histórias, caricaturas e críticas, no entanto, equivalem à uma Enciclopédia Britânica, se não mais.
Alguém já disse, apropriadamente, que uma imagem vale mais do que mil palavras. É o caso! Suas pertinentes críticas, através dos cartuns, ao poder econômico e político têm causado admiração em todo o mundo. Não são poucos os prêmios que têm recebido ao redor da terra. Justas homenagens!
É um orgulho para mim ter convivido, por algum tempo, consigo. Com seu jeitão simples de interiorano e sua maneira ao mesmo tempo dialética e informal de transmitir e dividir conhecimentos, muito aprendi, confesso!
Seu pai, homem simples campeiro, leitor assíduo e voraz do “antigo” Correio do Povo, aquele do Breno Caldas, admirava-se: “quer dizer que ainda te pagam prá desenhar estes bonequinhos?”
Saudações do amigo
Weimar Donini“