Santa Maria, RS – O primeiro semestre deste ano, 791 motoristas de Santa Maria perderam o direito de dirigir. O número equivale a uma média de mais de quatro penalidades por dia, entre suspensões e cassações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De janeiro a junho, foram registradas 576 suspensões e 215 cassações, segundo dados do Detran-RS. A cassação é a penalidade mais grave: o motorista fica dois anos sem dirigir e precisa refazer todo o processo de habilitação. Só por dirigir com a CNH suspensa, 211 condutores tiveram a carteira cassada no período. Outros quatro casos foram de reincidência em infrações já cometidas.
O excesso de pontos também puxou o aumento das punições. As suspensões por pontuação mais do que dobraram em relação ao ano passado, passando de 102 para 233 casos. Entre as infrações mais comuns que levam à perda da CNH estão dirigir acima de 50% da velocidade permitida, com 138 registros, e a recusa em fazer o teste do bafômetro, com 98 casos.
Para o coordenador de ensino do CFC Via Centro, Oscar Brasil, muitos motoristas acabam penalizados por não acompanhar sua situação junto ao Detran.
— Muitos não sabiam que estavam suspensos. Às vezes, cometem uma infração sem perceber e só descobrem quando vão renovar a carteira ou pedir a definitiva — explicou.
Fonte: Diário de Santa Maria
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso