A Colossal Biosciences, uma empresa de biotecnologia, ganhou destaque global por seu projeto ambicioso de ressuscitar animais extintos, como os mamutes, por exemplo. Eles utilizam os avanços em ferramentas genéticas, com isso, a empresa busca trazer de volta espécies extintas, como o mamute-lanoso.
A utilização de ferramentas de edição de DNA, permite incorporar características de animais extintos em espécies existentes.
O DNA recuperado do Ártico é usado para conferir resistência ao frio ao elefante asiático, portanto é o que compartilha grande parte de seu código genético com o mamute.
A criação de um embrião viável é seguida pela necessidade de um ambiente adequado para o desenvolvimento, com a elefanta africana sendo escolhida para a gestação do mamute, resultando em um híbrido.

Apesar dos desafios e incertezas, a Colossal Biosciences planeja ter o primeiro bebê mamute nascido em quase 4.000 anos até 2028. O projeto visa não apenas a ressurreição dos mamutes, mas também a reintrodução dessas criaturas na tundra ártica (bioma com baixa temperatura)