Santa Maria – A partir da próxima terça-feira (27), será possível explorar virtualmente o interior da Boate Kiss, reproduzido em uma maquete 3D desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Um incêndio destruiu a boate em 27 de janeiro de 2013, resultando na morte de 242 pessoas e ferindo mais de 600.
O tour virtual, inicialmente criado a pedido do Ministério Público para ser utilizado no julgamento dos acusados, estará agora disponível ao público.
A maquete, rica em detalhes, inclui recursos como experiências dos sobreviventes, fotos e informações sobre as irregularidades do local. Além disso, oferece uma experiência imersiva.
Em julho a boate foi demolida. No local será construido o Memorial da Kiss.
Uma equipe interdisciplinar de 16 profissionais da UFSM desenvolveu o projeto ao longo de um ano, conferindo a ele grande importância pedagógica e cultural.

Segundo a professora Virginia Vecchioli, o memorial virtual visa transformar a dor do passado em aprendizado para o futuro, prevenindo que tragédias como a da Boate Kiss não se repitam.
A equipe envolveu especialistas de diversas áreas, como tecnologia, arquitetura, arquivologia, antropologia, Direito e psicologia, para criar um recurso que promove reflexão e educação para as futuras gerações.
Para acessar
O tour virtual pelo interior da Kiss estará disponível a partir de terça-feira no site www.ufsm.br/projetos/extensao/memorial-kiss.
Fonte: BEI
LEIA MAIS: