Maria Eduarda de Ramos, de apenas 15 anos, é uma jovem cheia de determinação e força de vontade. Estudante do 1º ano do Ensino Médio na Escola Vicente Goulart, ela encontrou uma forma criativa e independente de realizar seus sonhos: vendendo açaí.
Tudo começou no final de 2023, quando Maria Eduarda, como qualquer adolescente, queria ter o seu próprio dinheiro para comprar suas coisas. Foi aí que, durante uma conversa em casa, surgiu uma decisão: ou ela arrumava algo para fazer no tempo livre ou teria que abrir mão de certos “luxos”.
Sem querer trabalhar fora, Eduarda decidiu vender algo. Mas o que? Afinal, abrir um negócio em uma cidade pequena não é tarefa fácil. Surgiu então a ideia de vender açaí. O padrasto, Bibiano, deu o apoio e investiu R$ 500 no início, e ela deu o primeiro passo. Com esse valor, comprou polpas, complementos e embalagens. Assim nasceu o Açaí da Duda.
Ela começou vendendo na garagem de casa, mas logo foi reinvestindo o lucro para aumentar o estoque. Com o tempo, conseguiu comprar um freezer para armazenar os produtos e, aos poucos, foi conquistando clientes e aumentando os lucros.

Trocou a festa de 15
Maria Eduarda não quis saber de festa de 15 anos e pegou o valor que seria gasto na comemoração para investir ainda mais em seu negócio. Como alugar um espaço estava fora de cogitação por causa do preço, ela decidiu, com a ajuda da família, construir uma “casinha” de madeira na parte da frente do terreno onde mora, na esquina da Avenida 10 de Abril, para atender melhor seus clientes. O local ficou um charme, e conta com um espaço bem iluminado, limpo e organizado. Além do açaí, ela vende outros lanches e bebidas.

Independência financeira
Hoje, Maria Eduarda realiza os seus sonhos e cuida de suas despesas pessoais. Com o dinheiro das vendas, ela comprou o tão desejado iPhone, paga o curso técnico de enfermagem em Santiago e ainda arca com suas vaidades, como manicure, extensões de cílios, roupas, calçados, material escolar, dentista e até a academia.
A pequena empreendedora é um exemplo de como força de vontade e criatividade podem transformar desafios em grandes conquistas. Ela é inspiração e mostra que, com esforço e dedicação, é possível alcançar a independência e realizar sonhos, mesmo começando com poucos recursos.