O médico anestesista Walter José Roberte Borges, de 50 anos, está internado em estado vegetativo após sofrer um infarto em Pelotas.
Ele estava na cidade para ajudar vítimas das enchentes. Natural de Linhares, Espírito Santo, Walter viajou com um grupo de médicos devido à alta demanda por profissionais de saúde.
Ele tem dois filhos pequenos, é casado e mora em Vila Velha, onde tem uma clínica com a esposa, que é dentista e está em Pelotas no momento.
Na última segunda-feira (20), Walter deixou uma cirurgia no Hospital Universitário de Pelotas e não retornou. Ele foi encontrado desacordado em um banheiro. Walter, que era fumante, não tinha histórico de problemas de saúde.
“Ele passou mais de 8 minutos sem oxigenação. Agora foram diagnosticadas algumas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo. Ele é rodeado de médicos na família, e eles se juntaram para pedir uma ressonância, até para a família entender o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida nele”, afirmou o cunhado de Walter
Agora, a família luta para levar o médico de volta para o Espírito Santo, mas ainda não conseguiu a autorização necessária.
No dia 13 de maio, o médico cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto em um abrigo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Uma das suspeitas é a de que ele tenha sofrido um mal súbito. Ele também é do Espírito Santo.