Índia – O que parecia ser apenas um inchaço no maxilar de um menino de 7 anos, em Chennai, na Índia, revelou um dos casos mais raros já registrados pela odontologia.
Em 2019, durante uma cirurgia no Saveetha Dental College and Hospital, médicos encontraram 526 dentes em miniatura dentro de uma massa localizada na mandíbula da criança.
Segundo o hospital, o inchaço havia sido percebido pelos pais quando o garoto tinha apenas 3 anos. Como ele era muito pequeno e não conseguiu colaborar com os exames, a lesão permaneceu sem diagnóstico até crescer de forma visível.
A família chegou a temer que se tratasse de um câncer, mas os médicos identificaram um odontoma composto, um tumor benigno formado por tecidos dentários.
Na cirurgia, os profissionais retiraram uma massa de cerca de 200 gramas. Dentro dela, havia uma bolsa fechada que guardava as centenas de estruturas semelhantes a dentes.
“Foram necessárias cinco horas de busca minuciosa para remover todos os dentes, que lembravam pequenas pérolas em uma ostra”, informou o hospital em comunicado.
Fonte: Jornal O Sul
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso