A ministra da saúde, Nísia Trindade, anunciou a gratuidade total do programa farmácia popular. todos os 41 itens passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. A medida irá beneficiar mais de um milhão de pessoas por ano. Fraldas geriátricas agora são fornecidas sem custo para idosos. O governo também ampliou o credenciamento para 758 cidades que não contavam com o programa.
O número de beneficiados pelo farmácia popular cresceu de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024. Atualmente, o programa está presente em 4.812 municípios, cobrindo 97% da população. Criado em 2004, o farmácia popular visa garantir acesso a medicamentos essenciais.
Nísia destacou a importância da atuação dos municípios na prevenção da dengue. segundo a ministra, 75% dos focos do mosquito estão em residências. O ministério alerta para o aumento do sorotipo 3, com maior risco de casos graves. A vacina ainda não cobre todo o país, mas está disponível para crianças e adolescentes em mais de dois mil municípios. O governo apoia estados e prefeituras com novas tecnologias e estratégias para conter a doença.
Fonte: Correio do Povo.
LEIA TAMBÉM: Manoel Viana: ato terrível contra a saúde pública
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui