Argentina – Uma moradora da província de San Luis, na Argentina, recebeu por engano uma transferência de mais de 500 milhões de pesos — o que equivale a cerca de R$ 2,4 milhões. Verónica Acosta esperava apenas o valor normal de 8 mil pesos, mas acabou ficando “milionária” por causa de um erro no sistema.
Sem saber o que realmente tinha acontecido, ela usou todo o dinheiro em apenas um dia. Comprou eletrodomésticos, um carro e fez várias transferências bancárias, num total de 66 movimentações. Parte do dinheiro foi enviada para cinco parentes, que agora também respondem na Justiça.
O caso aconteceu no dia 6 de maio. A Justiça já bloqueou contas bancárias e contas digitais dos envolvidos e conseguiu recuperar quase todo o dinheiro.
Para que Verónica não fosse presa de forma preventiva, o Ministério Público determinou uma fiança de 30 milhões de pesos. A defesa dela diz que ninguém cometeu crime e que o erro foi do próprio Estado. Verónica afirmou que achou que o valor seria de 500 mil pesos e pensou que fosse “um presente de Deus”.
O caso teve grande repercussão e também serve de alerta para os brasileiros. No Brasil, quem usa dinheiro recebido por engano e não devolve pode responder por crime de apropriação indébita, que tem punições na Justiça.
VEJA TAMBÉM: A superação de Fábio Vargas, o Alemão da Tele
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- acebook: NPExpresso