Santiago/RS – O programa “Terças da Educação”, recebeu a professora Liliane da Luz Mota, uma educadora que assumiu o concurso público como pedagoga em 2017. Até alguns anos atrás, ela conta que “sentia o coração apertar” cada vez que ia deixar seu filho pequeno (hoje com 15 anos) na EMEI Gente Miúda e recebia o conforto da diretora que dizia que ela podia ir tranquila, que a criança iria ficar bem. Hoje, é ela quem diz essas mesmas palavras para as mães que deixam seus filhos na escola, onde ela assumiu a direção. “Às vezes a criança chora, mas basta a mãe sair no portão que já vai brincar e interagir com os colegas”, afirma. Liliane assumiu a direção da Gente Miúda no ano passado e está vivenciando os desafios e as responsabilidades de ser uma gestora.
Olhar da pedagogia e da ludicidade
Liliane destaca que a EMEI possui turmas bem preenchidas de crianças até os quatro anos, com atendimento manhã, tarde e integral. No local, existe o olhar da pedagogia e da ludicidade para o desenvolvimento de projetos que envolvem os pequenos. Um deles, por meio do programa “A União faz a Vida”, é o “Que Bichinho é esse?”, em que os alunos são levados ao Parque Zamperetti para fazer a observação de cada bichinho que encontram por lá, desde uma borboleta, por exemplo. Depois, na escola, fazem os seus relatos, através de desenhos e conversas. Em outro projeto, as crianças são convidadas a levar um bicho de pelúcia para casa e inserir ele nas atividades com a família.
Conforme Liliane, a EMEI Gente Miúda é um ambiente bastante lúdico, convidativo, de grande importância para o território em que está situada por atender dezenas de famílias que trabalham durante o dia e confiam no suporte oferecido pela escola. Atualmente, a EMEI Gente Miúda conta com mais de 130 alunos.
Aniversário de 20 anos
Completando 20 anos em agosto de 2025, a escola infantil é uma das mais procuradas da cidade, com fila de espera e reconhecimento pela qualidade do atendimento. Para a diretora Liliane, cada gesto de acolhimento e cada sorriso infantil são sinais de que sua missão, agora ampliada, está sendo cumprida com muita dedicação, graças a um trabalho em equipe e com amor.
LEIA TAMBÉM: RS exporta mais para os EUA do que importa
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso