A Brigada Militar autuou um tratorista do ex-prefeito Serafim Rosado (foto) que passava secante numa lavoura. Conforme a nota policial, naquele local, agora é proibido usar esse tipo de herbicida, pois é espaço urbano. Conversei com Serafim hoje pela manhã:
Serafim disse o seguinte:
“Há 30 anos temos essa lavoura e usamos produtos agrícolas, o que é comum em outras tantas aqui na região, pois ainda não há uma definição do que é perímetro urbano ou rural. E se houve mudanças recentes, não fui notificado, pois sou o primeiro a respeitar as leis e a dizer isso para nossos funcionários”. Serafim frisou ainda que o produto usado tem procedência e que o trator não foi apreendido.
Aí está a versão do ex-prefeito, o qual, pelo visto, não quer esconder ou acobertar nenhum erro, mas que apenas questiona algumas regras e sistemas. Este blogue e o Expresso acompanharão o desfecho da questão.
Só pra lembrar…
…esta questão é problemática. Eu mesmo ouvi o secretário ambiental cipoense receber uma denúncia de lavouras dentro da cidade, embarque de gado (mangueira). Ouvi também ele dizer que era preciso definir bem estes espaços, o que era lavoura, cidade, enfim.
Também sei que em muitas cidades, como em Nova Esperança, há lavouras praticamente dendro das cidades. Claro, quando nasceu a cidade, a lavoura já estava lá… Claro, esse mal deve ser reparado, e urgente. Veneno é sempre veneno e não é bom nem na lavoura, imagina perto de nós…
O Brasil é o 1º do mundo em uso de agrotóxicos.