Nova Pádua, região de Caxias (RS) – Nesta quarta (2), a Justiça Eleitoral determinou a realização de novas eleições e a perda do mandato do prefeito Itamar Bernardi Kiko (MDB) e da vice, Renata Zampieri (MDB), por fraude eleitoral nas eleições de outubro de 2024. A decisão, assinada pelo juiz Daniel da Silva Luz, da 68ª Zona Eleitoral, ainda permite recurso, e ambos seguem no cargo até a análise final.
A ação foi movida pelo Partido Progressista após um dossiê anônimo ser enviado à população, acusando o então prefeito e candidato à reeleição, Danrlei Pilatti (PP), de superfaturamento e improbidade administrativa.
A investigação da Polícia Civil comprovou que 116 cartas foram postadas em Caxias do Sul (RS), com imagens de câmeras mostrando Kiko e um homem entrando e saindo da agência dos Correios no dia do envio.
O município tem cerca de 2,3 mil habitantes, e Kiko venceu com apenas 48 votos de diferença, obtendo 1.098 contra 1.050 de Pilatti. A defesa do prefeito anunciou que recorrerá ao Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS).
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso