Caçapava do Sul voltou a registrar casos de envenenamento de animais. Nesta quinta-feira (22), quatro cães foram encontrados mortos nos pátios das casas onde viviam, no bairro Vivian. Com esses, o total de cães mortos sob suspeita de envenenamento desde o início do ano já ultrapassa 20. A Polícia Civil investiga os casos.
Segundo Mirella Biacchi, coordenadora do Centro de Bem-Estar Animal e do Departamento de Proteção Animal do município, há fortes indícios de que os animais tenham ingerido alimentos contaminados. Um dos cães, por exemplo, vomitou arroz com uma substância de cor rosa, o que levanta ainda mais suspeitas.
Os corpos dos animais serão enviados para o laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde passarão por exames que devem identificar o tipo de veneno utilizado. Em outro caso ocorrido em março, o exame toxicológico confirmou a presença de um inseticida líquido chamado metomil, da família dos carbamatos, produto encontrado facilmente em agropecuárias.
— Todos esses animais tinham tutores. Isso é revoltante. Não podemos ser negligentes com uma situação tão grave. Envenenar animais é crime — reforça Mirella.
O delegado Bruno Carnaúba, responsável pelo caso, informou que o inquérito segue em andamento, com novas testemunhas sendo ouvidas. Há suspeitos identificados, mas os detalhes são mantidos em sigilo para não comprometer as investigações.
Com os novos registros, o número de cães afetados, somando mortos e sobreviventes, já ultrapassa 50, de acordo com o Centro de Bem-Estar Animal.
Fonte Site Bei