(João Lemes) A depressão é uma condição que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer lugar. Pode ser desencadeada por diversos fatores. A experiência da depressão varia de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo tem sua própria jornada e percepção da dor.
OUÇA O ÁUDIO SOBRE A ANGÚSTIA DE SEGUNDA-FEIRA
- Na minha experiência, a depressão se manifestou por meio de pensamentos confusos, ansiedade intensa e uma sensação de desconexão. Por fora, eu parecia estar bem e sorrindo, mas bastava um gatilho para eu me desligar e afundar em um mundo escuro, onde cada minuto parecia uma eternidade.
Acredito que a origem tenha sido o estresse causado pelo trabalho em excesso.
Sentia vontade de me isolar. Ao ver pessoas felizes ao meu redor só piorava minha condição. Ficava desanimado, desiludido e sem forças para enfrentar as responsabilidades familiares. Nos momentos de maior angústia, a ansiedade tomava conta de mim e, posteriormente, isso se transformou em uma forma de síndrome do pânico.
A sensação era de que tudo começava a travar, até mesmo minha voz. Sofri por mais de um ano, mas consegui me curar ao tentar compreender o que estava acontecendo comigo e por contar com o apoio daqueles que me amavam, principalmente da minha família.
É importante destacar que todos nós passamos por momentos de angústia, o que é natural para o ser humano. Angústia significa apertar, sufocar.
Por isso, aconselho a não esconderem o que estão passando da família e buscar a ajuda de um profissional. O isolamento não é o melhor remédio.

12 regras de ouro
Controlar a ansiedade é fundamental para cuidar da saúde mental e prevenir ou lidar com a depressão. A palestra as 12 regras de ouro para o controle da ansiedade, baseada em estudo de Augusto Cury, tem sido uma abordagem valiosa para ajudar as pessoas a lidarem com esse desafio.