O físico Albert Einstein é popularmente conhecido por sua grande contribuição para a ciência, como com a descoberta da teoria da relatividade. No entanto, outros assuntos também interessavam o cientista.
De acordo com o portal Psychology Today, Einstein buscava entender a felicidade e solucionar o que constitui uma vida verdadeiramente feliz. Em suas reflexões, chegou a desenvolver uma frase, como uma espécie de fórmula, que sanava as suas dúvidas. Entenda mais!
Qual o segredo da felicidade para Albert Einstein?
Em uma viagem ao Japão, meses após receber o Prêmio Nobel de Física, Albert Einstein recebeu uma entrega em seu quarto de hotel. Ao invés de oferecer uma gorjeta em dinheiro, o físico entregou ao carteiro dois bilhetes, escritos em alemão, com mensagens onde refletia sobre questões da vida.
Um dos papéis trazia a seguinte mensagem: “Uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com uma constante inquietação”. A frase pode ter diferentes interpretações, mas nos inspira a perseguir a forma de felicidade que nos convém.
O que fazer para ser feliz?
Em entrevista prévia ao MinhaVida, a psicóloga Larissa Fonseca explicou que a felicidade está diretamente associada à saúde mental.
“Quando cuidamos da nossa saúde mental, nos relacionamos com os outros de forma saudável, nos cuidamos melhor e percebemos melhora na autoestima. Isso tudo contribui para uma sensação duradoura de bem-estar”, afirmou.
Dessa forma, a especialista sugeriu a adoção de alguns hábitos que podem favorecer o bem-estar, como:
Manter bons relacionamentos;
Praticar autocuidado incluindo alimentação saudável e exercícios;
Ter um sono de qualidade;
Concluir pequenas metas diárias para o cérebro liberar dopamina e proporcionar a sensação de realização pessoal;
Cultivar a gratidão;
Ajudar o próximo;
Gerenciar o estresse.
LEIA TAMBÉM: A fotógrafa que registra a agonia de perder a mãe aos poucos para a demência