Santiago – No programa “Terças da Educação”, a jornalista Sandra Siqueira recebeu, pela segunda vez, a diretora da Escola Manoel Abreu, Maquiele Fortes. A educadora compartilhou sua trajetória de superação e dedicação à educação pública de Santiago.
A trajetória e a carreira
Sua vida de trabalho começou cedo, junto com a família num serviço de buffet. Na época da faculdade, Maquiele fazia doce para ter uma renda extra e pagar as mensalidades. Ela se formou em 2011 em Pedagogia. Um ano depois começou a sua trajetória na educação na escola Manoel Abreu. Depois, teve passagem por outras escolas, retornando à Manoel Abreu, onde assumiu a coordenação pedagógica de 2020 a 2023. Ela foi eleita diretora em 2024. E assumiu uma escola com turno integral e espaços ampliados.
Uma grande escola
Com 76 anos de existência, a Manoel Abreu possui uma equipe de 50 profissionais. Eles atendem uma clientela de 245 alunos em turno integral, do pré ao nono ano. Metade deles são estudantes que ficam o dia inteiro na escola, onde recebem as aulas curriculares, alimentação, recreação, praticam esporte e participam de oficinas. Localizada no bairro Missões, a escola atende alunos desse bairro e também do Guabiroba, Atalaia, Vila Rica e outros.
Melhora no redimensionamento
O turno integral foi positivo. Por sua vez, as famílias também ficam contentes em saber que o seu filho está em ambiente seguro e acolhedor. “Acredito que esse é o caminho para uma educação acolhedora, com mais resultados na aprendizagem do aluno e que todos devem estar no integral”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Mulher é acusada de perseguir um casal durante cinco anos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso