Bagé/Dom Pedrito, RS – Uma operação realizada na quarta(30/07) resgatou 73 aves silvestres em Bagé e Dom Pedrito, na região da Campanha, do RS. A ação reuniu equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Polícia Federal e do Ibama, com o objetivo de combater a caça ilegal e o tráfico de animais silvestres.
Entre os pássaros resgatados estavam 14 espécies diferentes, incluindo um casal de cardeais-amarelos, que estão ameaçados de extinção, e um caboclinho-de-papo-branco, também em risco, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Também foram encontrados pássaros que nem são naturais do estado.
Durante a operação, chamada de Operação Púrpura II, os agentes recolheram vários materiais usados na captura dos animais, como alçapões, redes, arapucas, caixas de som com canto de aves e até medicamentos. Muitos dos bichos estavam estressados por causa das péssimas condições em que eram mantidos: locais escuros, sujos, sem luz do sol — alguns viviam até em cozinhas.
As aves que estavam em melhores condições foram devolvidas à natureza. Já as gaiolas e viveiros foram destruídos.
A investigação é um desdobramento da Operação Púrpura, feita em 2023, que descobriu um grupo criminoso envolvido no tráfico de animais entre cidades e até estados diferentes. Novos dados da Polícia Federal revelaram outras conexões ilegais, o que levou à nova fase da operação.
“Quando um animal é retirado da natureza, toda a cadeia sofre. Uma ave que espalha sementes, por exemplo, pode representar árvores que deixarão de crescer e ambientes que se tornam cada vez mais pobres”, explicou a veterinária Moira Ansolch, da Sema.
Os responsáveis são reincidentes e devem responder por crimes ambientais.
Fonte: Alisson Santos/Ascom Sema/Secom
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso