Recentemente, a apresentadora Adriane Galisteu revelou que foi diagnosticada com otosclerose, uma condição que afeta o ouvido e pode agravar-se durante a gravidez. Sua revelação trouxe atenção à doença óssea que prejudica a audição.
O que é otosclerose?
A otosclerose é uma doença que causa o crescimento anormal de tecido ósseo no ouvido médio, afetando o estribo, um pequeno osso que ajuda a transmitir o som. Esse crescimento impede a passagem eficiente das vibrações sonoras, resultando em perda auditiva progressiva. Além disso, pode causar zumbidos.
Gravidez e otosclerose
De acordo com a audiologista Dra. Cristiane Adami, hormônios femininos, como o estrogénio, podem acelerar a progressão da otosclerose, especialmente durante a gravidez. Embora a doença não afete diretamente a gestação, pode agravar a perda auditiva durante esse período.
Tratamentos
Os tratamentos para a otosclerose variam de acordo com a gravidade e incluem aparelhos auditivos, medicamentos ou cirurgia para substituição do estribo por uma prótese, restaurando assim a audição. O diagnóstico precoce é essencial para melhores resultados.

Causas e prevenção
A otosclerose tem causas genéticas e hormonais, sendo difícil preveni-la. Contudo, check-ups auditivos regulares, especialmente para quem tem histórico familiar, e evitar exposição a ruídos altos são recomendados.
Rumo há 20 anos de confiança e credibilidade com nossa população!
Muito mais que vender aparelhos auditivos, cuidamos com carinho e dedicação da sua audição.
Central de atendimento: (55) 99694-7667.
Somos mais de 30 unidades em todo o RS e SC.
Matriz e filial no RS. Santiago ( Matriz): rua Sete de Setembro, 507 – Policlínica Vida. Fone: 3251-0385. 99694-7667.
Santa Maria – Filial 1: Centro profissional Floriano Peixoto, 1709 – sala 701 – 7º andar Fone: (55) 99717-9527.
Santiago – Filial 3: Sala 03, Centro Clínico do Grupo Hospitalar Santiago. Fone: 3251- 4751.
Filial SC Itapema – Filial 2, rua 246, sala 8
Meia Praia. Fone: (47) 99178-0125.
www.drleonardobuss.com.br
LEIA TAMBÉM: Fez um implante dentário e quer voltar às atividades físicas?