Estado RS – Os motoristas que utilizam a Freeway, a BR-101 e a BR-386 vão sentir o peso no bolso a partir de sexta-feira. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou um reajuste de 20% nas tarifas administradas pela ViaSul. Com isso, o pedágio para carros sobe de 5,50 para 6,60.
Sem aumento desde 2023
A última alteração na tarifa ocorreu em 2023. No ano seguinte, o valor chegou a ser reduzido porque a concessionária não entregou obras previstas na duplicação da BR-386. Agora, além da correção pela inflação acumulada, a empresa recupera parte do desconto aplicado anteriormente e recebe um acréscimo por obras executadas.
Novo aumento pode vir aí
A autorização foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Conforme as regras do contrato, um novo reajuste ainda poderá ser concedido em agosto deste ano, levando em conta a inflação acumulada dos últimos 12 meses.
Obras seguem atrasadas
Apesar do reajuste, algumas obras importantes continuam fora do cronograma original. A duplicação da BR-386 entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, por exemplo, só deverá começar em 2030. A ViaSul pediu mais prazo alegando a necessidade de adaptar os projetos aos impactos causados pelas enchentes de 2024. O pedido ainda será analisado pela ANTT.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



