Nacional – As novas regras de segurança do Pix passaram a valer nesta segunda (2). As mudanças atingem o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central para ajudar vítimas de fraudes, golpes e transferências feitas sob coerção.
Antes, o dinheiro só podia ser devolvido a partir da conta usada inicialmente no golpe. Como os criminosos costumavam transferir os valores rapidamente para outras contas, muitas vezes não havia saldo suficiente para o reembolso.
Com a nova regra, o MED passa a rastrear o caminho do dinheiro. O sistema identifica as contas para onde os valores foram enviados, compartilha as informações entre as instituições financeiras envolvidas e permite a devolução do dinheiro em até 11 dias após a contestação.
Segundo o Banco Central, a medida deve aumentar a recuperação de recursos e dificultar o uso de contas em novos golpes, ajudando também na identificação de fraudadores.
A funcionalidade já estava disponível de forma opcional desde novembro de 2025, mas agora passa a ser obrigatória para todas as instituições que operam o Pix.
Além disso, desde outubro do ano passado, os bancos são obrigados a oferecer, nos aplicativos, uma opção simples para contestar transações Pix, sem a necessidade de atendimento humano. Fonte: Estadão
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


